Bem vindos ao Blog da Escola Municipal

DEPUTADO RENATO AZEREDO!!!


Este blog foi criado para promover uma maior integração entre profissionais e estudantes da nossa escola. Contamos com a participação de vocês para transformá-lo numa ferramenta de conexão em que todos os membros possam agir, interagir e trocar experiências sobre assuntos diversos.

domingo, 9 de setembro de 2012

Consumismo e desigualdade social


A partir dos comentários feitos à postagem “aprofundando a discussão”, penso que chegamos a alguns consensos: o consumo não nos traz felicidade porque a alegria momentânea que sentimos ao comprar é rapidamente substituída pela frustração de ainda não termos o bastante, uma vez que a propaganda sempre nos convence de que é preciso ter mais. O que nos faz comprar, muitas vezes, não é uma necessidade real do produto e sim uma necessidade de reconhecimento social. Essa necessidade de reconhecimento social nos leva a acumular uma infinidade de coisas inúteis. Um bom exemplo disso é a moda: deixamos de usar uma grande quantidade de roupas e sapatos, não porque eles se tornaram impróprios para o uso, mas porque “saíram da moda”. Por outro lado, a organização social baseada na produção, consumo, mais produção e mais consumo é altamente destrutível para a espécie humana, uma vez que o planeta não sustenta a ideia de produzir cada vez mais.

Entretanto, essa mentalidade social que coloca o desenvolvimento econômico como o centro da vida humana tem ainda um outro lado bastante perverso. É o problema da desigualdade de acesso aos bens da produção. Esse tema é explorado no curta “Ilha das Flores”, que você pode assistir clicando no link abaixo.





O grande desafio que temos, portanto, é o de planejar as nossas vidas, buscar a felicidade, sem termos o desenvolvimento econômico como modelo. Isso é muito difícil e implica numa mudança radical na nossa visão de mundo. Alguns princípios modernos como a ideia de progresso, o utilitarismo, o individualismo, a competição e a acumulação precisam ser substituídos por outros como: compartilhamento, solidariedade, relacionamento, etc.

O poema abaixo, de Manoel de Barros, talvez seja um bom começo para essa reflexão...

 O Catador
Manoel de Barros

Um homem catava pregos no chão.
Sempre os encontrava deitados de comprido,
ou de lado,
ou de joelhos no chão.
Nunca de ponta.
Assim eles não furam mais - o homem pensava.
Eles não exercem mais a função de pregar.
São patrimônios inúteis da humanidade.
Ganharam o privilégio do abandono.
O homem passava o dia inteiro nessa função de catar
pregos enferrujados.
Acho que essa tarefa lhe dava algum estado.
Estado de pessoas que se enfeitam a trapos.
Catar coisas inúteis garante a soberania do Ser.
Garante a soberania de Ser mais do que Ter.


Tratado geral das grandezas do ínfimo, Editora Record - 2001, pág. 43.


 O que você pensa sobre isso?

15 comentários:

  1. Penso que para mudarmos nossa relação com o consumo é necessário, em primeiro lugar, o autoconhecimento. Saber quem de fato somos é fundamental para deixarmos de agir simplesmente pela vontade e pressão do social. Somente depois desse conhecer-se é que poderemos avançar em nossa relação com o outro e com as coisas.

    ResponderExcluir
  2. penso que a desigualdade social e o sub consumo é quando compramos algo que vimos em uma propaganda não compramos por necessidade mais sim por reconhecimento social ou vontade própria.
    levando em conta também que o consumismo de coisas inúteis como fala este texto do catado pessoas que consumem restos para sobreviver!!!!
    danilo!

    ResponderExcluir
  3. Eu penso que, como foi citado no vídeo, existem pessoas que vivem em condições tão baixas de sobrevivência que são vistos como inferiores á porcos, pois vivem do lixo e das sobras de alimentos de outros animais. Estamos tão preocupados em consumir algo para ser aceito pelo outro que esquecemos de princípios básicos como a solidariedade, a fraternidade e o amor ao próximo. Ás vezes nem percebemos, mas existem várias pessoas no meio de nós que precisam de ajuda; basta parar pra refletir um pouco sobre o que podemos fazer para ajudá-las.
    Lorrana-C3

    ResponderExcluir
  4. Através do vídeo, podemos observar pessoas numa condição de vida tão baixa, chegando ao ponto de pegar restos de comidas e dividir com porcos .É uma situação tão dolorosa e comovente que nos remete a um pensamento:para que tanto consumo em grande quantidade? Por que não paramos de pensar em nós mesmos para pensar um pouco que seja nos outros?
    Precisamos de mais solidariedade, precisamos de mais compreensão, pois estamos consumindo mais para ser aceito pela sociedade, e não é esse o comportamento de um ser humano em sã consciência!
    igor_c3

    ResponderExcluir
  5. bom eu acho que a A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.e na maioria das vezes deixamos de usar aquilo porque ja saiu da moda e agente nem percebe que estamos deixamos de usar grande parte daquilo por causa de moda ! agora eu acho que devemos parar e pensar !
    ass: Bárbara lorrayne c3

    ResponderExcluir
  6. A desigualdade social acontece quando a distribuição de renda é feita de
    forma diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos.Hoje o
    consumismo impulsivo das pessoas contribue para a desigualdade pois quanto
    mais compramos e jogamos fora o que não tem mais utilidade outras milhares
    de pessoas não tem nenhum dinheiro até mesmo para comprar um alimento diário.
    Poderíamos evitar o consumismo fazendo um orçamento familiar e dizendo não ao
    materialismo .Assim fazemos com que o comunismo e a desigualdade diminua entre nos .

    ResponderExcluir
  7. Bom como podemos ver a uma grande desigualdade que no ponto de vista das pessoas afetam a maioria da populaçao,pois como podemos ver a pobreza e existente em varios paises.hoje o consumismo impulsivo das pessoas contribue a desigualdade pois compramos em esseso o que nao e preciso...paramos pra pensar..! ass:Wagna Skarlety c3

    ResponderExcluir
  8. eu penso que a desigualdade social é muito ruim pra quem nao tem nada, por que as possas que tem muitas coisas muito luxo nem se preocupam com as outras que mal tem oque comer, um teto pra dormir
    vivem doentes pela....
    nos vemos nas prateleiras dos supermercados coisas que nem sabemos de onde veio e como foi parar la pagamos 1 misero preço por coisas que pessoas analfabetas ou ma condiçao dao a vida trabalhando, isso eu acho muito errado

    ResponderExcluir
  9. O video relata no Rio Grande do Sul, o tomate que é diferente de varias coisas. Tudo pode ser comprado e trocado por dinheiro e por outras coisas. Obetendo o dinheiro por trabalho, onde tem seu lucros, ainda mais nas fabricas, muito das vezes coisas que compramos vai para o lixo, onde atrai germes que provoca doença e odores. Neste video o lixo criado pelo homem, vai para as ilhas das flores, onde não faz juz ao nome. O que não é ultilizado pelos homens acaba indo para a boca de porcos, e ate mesmo voltando para as pessoas e seus organismos. Colocando o ser humano sem dinheiro, ou seja, uma pessoa pobre, depois de porcos, para a sociedade algeum que cata coisas inuteis para alguns, são altamentes impossibilitados, para certas coisas, ou seja a felicidade maior dos padroes da "normalidade"
    Nome:Heleara Cristina

    ResponderExcluir
  10. Através do vídeo podemos observar o quanto que a desigualdade social esta crescendo em nossos meios,por exemplo: trabalhamos ganhamos dinheiros e gastamos consumido várias outras coisa que não são de totalmente importancia ...
    através disso estão vindo vários outros trabalhadores que vivem em uma renda baixa e estão lutando para consegui o pouco do lucro que o produto vai dá , mais exetamente este produto não esta dando lucro para aqueles trabalhadores que vivem isolados e sim para aqueles que o fabricam , e o vendem na loja
    para acabarmos com esta desigualde em nossos meio temos que parar de consumir exageramente , e temos que começar a consumir aquilo que necessitamos realmente ...
    aluna:Brenda Eduarda - c3

    ResponderExcluir
  11. Muita das vezes nós compramos e compramos, e não pensamos muito de onde isso veio? quem produziu? só pensamos em comprar.
    É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna.
    Devíamos olhar mais o que o consumo na sociedade faz, deviam dar mais valores as pessoas que os produzem, e trocar nossas coisas só quando mesmo necessitamos, não por causa da moda !

    ResponderExcluir
  12. Muitas das vezes compramos coisas q nunca utilizaremos, ou utilizaremos a curto período, como roupas, sapatos q caem da moda, isso tudo vai para o lixo q vai para pessoas q não tem o q comer e beber. Uma fruta q jogamos fora vai para o lixo mais sera q a fruta ta estragada ta impropria para uso ou e só porque ela esta com um amaçadinho q não faz diferença. O ser humano so pensa nele não pensa em quem vive ao lado, somos tão orgulhosos q preocupamos tanto em ter as coisa q esquecemos de ser alguem na vida, pessoas q vive no lixão, catadores de papel, tentão ser alguem na vida, mais nos portador de uma nobre inteligencia preocupamos em consumi, preocupamos em ter tudo melhor do que o outro, mais esquecemos q tudo acaba, pessoas q não tem estudo nenhum dão mais valor em ser alguem do q quem esta acabando o ensino fundamental. Vamos para com esse consumismo sem limite e vamos tentar ser alguem, porque o vestido da moda não estuda por você!

    ResponderExcluir
  13. Algo que é mostrado no vídeo e que chama muita atenção,é o fato de que a comida que não serve para os porcos,é dada para pessoas,simplesmente pelo fato delas não terem dinheiro para comprar uma comida de qualidade como a que as pessoas que descartam comida compram. É mais uma prova de que o mundo gira em torno do dinheiro e de quem o possui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o seu comentário, ele com certeza será aproveitado no boletim... Parabéns!!!

      Excluir
  14. Esse video ensina muita coisa boa viu,gostei muito,Espero que pessoas vejam ele com o coração aberto e vejo que é preciso reciclar as coisas sempre que for possível - Barbara Lorrayne

    ResponderExcluir