Bem vindos ao Blog da Escola Municipal

DEPUTADO RENATO AZEREDO!!!


Este blog foi criado para promover uma maior integração entre profissionais e estudantes da nossa escola. Contamos com a participação de vocês para transformá-lo numa ferramenta de conexão em que todos os membros possam agir, interagir e trocar experiências sobre assuntos diversos.

domingo, 26 de agosto de 2012

Aprofundando a discussão


  A Escola Municipal Deputado Renato Azeredo está desenvolvendo um Projeto sobre a influência do valor do dinheiro nas relações humanas. Nesta semana, os alunos do 9ºC discutiram um artigo de opinião intitulado “O Ser e o Ter”, que está postado neste blog. Conheça alguns pontos importantes levantados nessa discussão:

·       O consumismo apresenta um caráter coercitivo, uma vez que “obriga” os membros da sociedade a consumir cada vez mais. Nessa perspectiva, aquele que não consome, aquele que “não usa uma roupa diferente a cada festa” é visto como um ser social inferior.
·         Assim, possuir muitas peças de roupa, torna-se uma “necessidade” do ponto de vista psicológico. Essa necessidade, no entanto, não é natural, mas “produzida” através de uma ideologia que supervaloriza o novo.
·         Essa necessidade de possuir muitas peças de roupa é considerada como uma realização estética, de tal forma que se diz que quem está bem vestido, está bonito.


Leia agora um trecho de um artigo de opinião de Renato Nunes Bittencourt, intitulado: Moda: uma sociedade com os sentidos embotados, da Revista Ciência e Vida Filosofia nº 73 agosto de 2012:
“É imprescindível que o regime capitalista se aproveite das ondas cada vez mais aceleradas da moda para conseguir frustrar continuamente as pessoas, fazendo com que brote nelas, de modo constante, novos desejos de compras, mantendo-se assim o círculo vicioso que amalgama confusão interior, ansiedade, frustração psicológica e os estímulos intermitentes para o consumo” (p.21)



  O sistema capitalista explora a fragilidade psicológica das pessoas para vender mais. A mídia, principalmente a televisiva, divulga padrões de beleza inalcançáveis pela grande maioria das pessoas, fazendo com que elas se sintam inferiores. Para superar esse desconforto, as pessoas vão às compras... Esse processo é apresentado de forma bem didática no curta A história das coisas, que você pode assistir clicando no link abaixo:


O que você pensa sobre isso? Escreva um comentário abaixo.

17 comentários:

  1. Eu penso que nunca chegaremos à felicidade através do consumo porque o próprio sistema capitalista, que incentiva o consumo associando-o à ideia de felicidade, precisa que estejamos eternamente insatisfeitos para consumirmos mais e mais.

    ResponderExcluir
  2. Nós a população somos consumistas de protudos que nós são apresentados por propagandas. E muitas das vezes apenas nós interessamos nestes produtos pois queremos o mesmo que a pessoa alheia tem, ou até mesmo um a mais para "coleção", mas estes produtos nós traz prejuizos, tanto financeiro, como na area da saúde, pelo simples fato de que ele é autamente toxico, afetando até mesmo nossas proximas gerações. E este sistema é esposto para nós pelo governo que os impostam nas cidades atraves de supermacados, lojas, uma grande aglomeração de lugares carregados de coisas para consumir que é o shopping e etc, e alem do mais nós vendem a um preço, que nem paga a metade do objeto ultilizado que não dura menos de 6 meses tornando tudo descartavel, e não satisfazendo a nossa felicidade.
    Enfim vivemos em uma sociedade capitalista em que consumir é melhor do que está feliz.

    Ass:Heleara Cristina

    ResponderExcluir
  3. Bárbara lorrayne Hoje em dia o consumimo etá apresentando mais e mais propagandas que obriga a pesoas comprar tal produto,e enquanto mais a pessoa compra mais ele quer comprar para ela,e um vicio comprar prque está na moda ou que ele realmente precisa, e isso acabar prejudicando a s´proprio porque cada vez a pessoa vai querer mais e mais...
    e isso ai a sociedade cada dia consumi mais e mais
    Ass:Bárbara lorrayne

    ResponderExcluir
  4. a ideia de consumo ja começa a se desenvolver logo no estagio da adolescencia ;quanmdo o adolescente tenta identificar referencias para singularizar se do demais ao mesmo tempo em que buscar incluir-se perante os outro.O consumo exagerado é algo "comum" em nossa sociedade contemporânea e está ligado ao capitalismo e à política neoliberal vigente. Esse consumismo é estimulado pelos meio atuais comunicação de massa, e de homogeneização de cultura, característica marcante da globalização. ass: Jessica Lorena

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia o consumimo está apresentando mais e mais propagandas que obriga a pessoas comprar tal produto,e enquanto mais a pessoa compra mais ele quer comprar para ela,e um vicio comprar porque está na moda ou que ele realmente precisa, e isso acabar prejudicando elas propria porque cada vez a pessoa vai querer mais e mais...a economia possibilite que sua população seja bastante consumidora. ass:Bárbara lorrayne *_*

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia o consumimo está apresentando mais e mais propagandas que obriga a pessoas comprar tal produto,e enquanto mais a pessoa compra mais ele quer comprar para ela,e um vicio comprar porque está na moda ou que ele realmente precisa, e isso acabar prejudicando elas propria porque cada vez a pessoa vai querer mais e mais...a economia possibilite que sua população seja bastante consumidora. ass:Bárbara lorrayne *_*

    ResponderExcluir
  7. Atualmente, o consumismo é uma forma que a sociedade encontra para tentar fazer com que a humanidade "cresça" e dessa forma consiga ser feliz;o que é totalmente um equívoco,já que a felicidade não depende necessariamente de se ter tudo o que é lançado diariamente. O mais irônico porém,é que são criadas coisas com o intuito de fazer com que a sociedade avance, porém, ao que tudo indica,a humanidade parece fracassar a cada dia como espécie; e um exemplo disso,é um momento em que o vídeo explica que com tanto consumo, até mesmo o leite materno pode ser infectado com as substancias tóxicas.

    ResponderExcluir
  8. Acredita-se que atualmente vivemos em um mundo em que se precisa ter para ser.
    Estamos sempre insatisfeitos com o que temos, vivemos a procura da felicidade em objetos de valores, objetos que a mídia vem todos os dia nos mostrar. Propagandas que nos deixa com vontade de ter aquele objeto, ao ponto em que acreditamos q ele e realmente necessário e que nos deixaram mais felizes . Mais aprofundando neste assunto percebi que uma pergunta me intriga: “ será onde chegaremos com tanto consumismo? Um dia com tantas coisas que nos deixaram um pouco mais felizes, chegaremos a felicidade completa com eles? Ou nós sempre vamos precisar de um bem material pra ser um pouco mais feliz?
    Um ponto de vista muito importante é que a matéria prima desses bens materiais, ou seja, tudo começando a ser extraído e danificando a natureza. Assim essas matérias primas são designadas para as fábricas na intenção de produzir produtos para serem comercializados e consumidos por todos nós, assim surgindo a cada dia novos produtos, e sendo descartados os mais antigos. Esses produtos descartados são destinados a aterros sanitários ou até mesmo incineradores poluindo solos, e lançados na atmosfera através de gases poluentes como a dioxina.
    Tudo isso é gerado através da nossa forte vontade de obter bens matérias, o consumismo.
    ALUNO: Igor Gabriel Souza Domingues
    TURMA: C3

    ResponderExcluir
  9. eu penso que nos compramos mais pela necessidade de ter o produto do que pela necessidade real de se usar.A cada dia nos tornamos mais consumistas, por mais que neguemos isso.prova disso é a quantidade de coisas "inúteis" que compramos ao fazer compras só porque na propaganda dizia que era bom, ou porque você conhece alguém que tem e diz que vai ser bom para você.o nosso consumismo só vai diminuir quando pararmos de nos preocupar com a visão do outro em relação a nossa vida e nos preocuparmos se aquilo que estamos comprando nos faz realmente falta ou apenas compramos pelos simples prazer de "ter".

    ResponderExcluir
  10. hoje no mundo atual nos preocupamos tanto em ter as coisas q deixamos de ser alguem, nos preocupamos em ter as coisas q deixamos de viver de ser feliz, nos focamos na midia, queremos tudo q a midia tem,e com isso consumimos alem do necessario, compramos coisas desnecessarias, coisas q não gostamos, q no outro dia vira lixo, e com isso começa o processo de produção e destruição, produção quando retiramos a materia prima e a destruição quando queimamos o produto, e com isso e liberada toxinas q atrapalha o desenvolvimento humano. O consumo faz bem psicologicamente mais fisicamente não.
    Nome: Vanessa Santos
    Turma:C3

    ResponderExcluir
  11. Eu penso que cada vez mais e mais o comunismo esta crescendo em meio de nossa sociedade,pelo fato de vermos muitas propagandas e simplesmente interessamos pelos produtos porque estão na moda.E e por isso acabamos consumindo mais.Sem termos necessidade... para ficarmos no atual "PADRÂO" da sociedade Brasileira
    e alem de mostrarem varias propagandas para aumentar o consumo estão também produzindo muitos produtos que rapidamente vão acabar .E neste meio que consumimos mais nossa saúde vai acabando pelas coisas toxias que são fabricadas em nosso meio , alem de nossa saúde o nossa planeta também vai sendo destruído pela cauda do desmatamento e etc ... então por isso devemos parar de pensar que se tivermos com coisas novas que estão na moda estaremos no alta sociedade e também devemos acabar com o preconceito se vermos a pessoa em varias festas com a mesma roupa , porque muitas das vezes nus tornamos pessoas que realmente não queremos ser para esta atualizada nos padrões do nosso País .
    do que precisamos mais produtos consumidos sem necessidade que um dia vai ser jogado fora sem utilidade alguma , ou de nossa saúde e planeta salvos? Devemos pensar bem nisto antes de sermos comunistas
    Aluna:Brenda Eduarda
    Turma:c3

    ResponderExcluir
  12. Eu penso que nos estamos acabando com nos pouco a pouco sem perceber depois de ver esse vídeo e ler os textos na sala de aula percebi que nesse ritmo como consumistas nos vamos destruir o planeta não basta só dizer tem que melhorar. Na minha opinião não se tem que ter tudo de bom e do melhor só porque alguém tem você olha primeiro se é oque realmente quer e precisa depois compra

    Robert Victor
    C3

    ResponderExcluir
  13. O ser humano de hoje consome cada vez mais. A mídia tenta colocar em nossas cabeças um tipo de “felicidade” que só teremos através do consumo. O governo e as corporações também apoiam essas ideias e fazem de tudo para a sociedade consumir ao extremo e alcançar essa tal “felicidade”. Só que eles se esquecem que esse consumismo afeta os recursos naturais e os bens culturais do nosso planeta. Famílias perdem a qualidade de vida de seu lugar de origem, crianças abandonam sua infância para trabalhar em fábricas e mães prejudicam a vida de seus bebês com os produtos tóxicos que entram em contato com sua pele; mas nenhum deles têm a opção de escolher ter esse tipo de vida ou não. E os produtos que compramos chegam a nós a um preço que não paga nem a metade do material que foi gasto de matéria-prima,e são exatamente essas pessoas sem escolha que pagam o resto. Eu penso que não é justo poluir o planeta e tirar a verdadeira felicidade de alguém só para mostrar para o outro que eu me encaixo no seu padrão social e que eu posso ser tão “feliz” quanto os outros. O governo e seus aliados manipulam a população de um jeito que, hoje, o importante não é ser feliz com aquilo que é realmente interessante para nós, e sim vivermos insatisfeitos e buscar algo novo todo dia, através do consumo absurdamente exagerado.
    Lorrana Risi - C3

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião vivemos em uma sociedade capitalista e comunista e não temos como fugir disso.Podemos evitar o excesso, a ambição desenfreada e da necessidade exagerada de ter algo que não nos servira por muito tempo e que irá para os lixos poluindo o planeta e a nós mesmos !

    ResponderExcluir
  15. Na sociedade em que vivemos em que com o avanço da tecnologia e moda é muito importante, temos a necessidade de comprar mais coisas, mesmo que as nossas ainda estejam em boas condições de uso. E nós compramos e compramos, sem parar para pensar, para onde essas coisas vão? de onde elas vieram? A unica coisa que importa é ter o melhor celular, melhor roupa, carro etc.
    Devemos parar e refletir um pouco mais sobre o que nós estamos fazendo com o nosso planeta.

    Núbia Ingryd C3

    ResponderExcluir
  16. A mídia a cada dia nos influencia com novos produtos e cada vez mais compramos e compramos sem saber o que causamos ao planeta é triste saber que o governo nos incentiva a comprar cada vez mais sabendo que está afetando fortemente o planeta.Podemos consumir todos os produtos oferecidos pela mídia e mesmo assim não seremos felizes se continuarmos trabalhando,assistindo e comprando mais do que o necessário sem curtir a família, os amigos, os lugares, a vida nunca seremos felizes.Precisamos fazer o que realmente queremos fazer e parar de fazer o que não nos agrada só porque "TODO MUNDO FAZ".Somos livre pra ter nossas próprias opiniões, ter e fazer o que queremos quando queremos então porque ter ou fazer o que as pessoas tem e fazem.Não precisamos de tudo o que nos oferecem pra ser feliz podemos ser feliz com o que temos.A opinião dos outros não importa o que importa é ser feliz.


    Ass: Laryssa Helen e Cecília

    ResponderExcluir