Bem vindos ao Blog da Escola Municipal

DEPUTADO RENATO AZEREDO!!!


Este blog foi criado para promover uma maior integração entre profissionais e estudantes da nossa escola. Contamos com a participação de vocês para transformá-lo numa ferramenta de conexão em que todos os membros possam agir, interagir e trocar experiências sobre assuntos diversos.

sábado, 10 de novembro de 2012

CONHECIMENTO


Dando continuidade à nossa trilogia de possibilidades humanas que não necessariamente estão relacionadas ao poder econômico, discutimos com o 9ºC, na última 6ª feira 09/11, a questão do conhecimento.

Conhecimento está logicamente associado à ideia de verdade, uma vez que quem conhece, conhece algo que supõe ser verdadeiro. A preocupação com a verdade e com as possibilidades de conhecê-la é algo que acompanha a filosofia desde o seu nascimento, na Grécia antiga. Essa preocupação é base da epistemologia.
Episteme=conhecimento, ciência   logos=estudo de
Epistemologia=Teoria do conhecimento

Um dos principais pensadores da Grécia antiga, interessado na questão da verdade e nas possibilidades de conhecê-la, foi o filósofo Sócrates.

Sócrates nasceu em Atenas, no século V a.C., e era considerado um homem muito sábio. Através da palavra, do diálogo, ele pretendia levar o conhecimento para todos os cidadãos gregos. Entretanto, Sócrates não deixou nenhum texto escrito. Tudo o que conhecemos sobre o seu pensamento foi escrito, principalmente, por Platão.      

Platão foi um dos discípulos de Sócrates e grande parte da sua produção escrita é formulada a partir de diálogos em que Sócrates aparece como um personagem principal. É o caso da Alegoria da Caverna.

A Alegoria ou Mito da Caverna é um diálogo entre Sócrates e Glauco. Nesse texto, Sócrates cria uma imagem fictícia para fazer com que Glauco compreenda como os nossos sentidos estão propensos ao erro e à ilusão, principalmente o sentido da visão.

Para que a visão se realize, não bastam os olhos (ou a faculdade da visão) e as coisas coloridas, é preciso um terceiro elemento: a luz. Assim, além da faculdade de ver e das coisas a serem vistas é necessário que haja luz suficiente para que possamos ver as coisas tais quais são.

Ora, em diversas ocasiões da nossa vida, não dispomos de luz suficiente para enxergarmos a realidade tal qual ela é, porque existem muitas coisas que obstruem essa luz. Assim, a nossa visão da realidade está propensa a erros.

Sócrates começa, então, a sua alegoria dizendo a Glauco:





Imagine uma caverna subterrânea separada do mundo externo por um muro. Atrás desse muro encontram-se seres humanos aprisionados desde o seu nascimento. Esses seres humanos estão acorrentados pelo pescoço e pelos pés de forma que não podem virar a cabeça e só podem ver o que está a sua frente: a parede do fundo da caverna. Entre o muro e a entrada da caverna existe uma fogueira e, entre a fogueira e o muro uma passagem por onde passam  pessoas conversando e carregando figuras ou imagens de homens, mulheres e animais cujas sombras são projetadas na parede do fundo da caverna. Como num teatro de fantoches.

Nesse ponto, Sócrates pergunta a Glauco:

Nessas condições, você não acha compreensível que os homens acorrentados dentro da caverna tomem as sombras dos homens e dos artefatos que carregam como a realidade? E mais, que atribuam as vozes que ouvem às sombras projetadas na parede do fundo da caverna?   
         
Glauco diz que sim, que é certo que, nessas condições, esses homens tomem as sombras pela realidade, afinal elas são a única coisa que eles veem, desde a infância. E, mais do que isso, eles não distinguem entre os seres humanos e os artefatos que carregam posto que só enxergam sombras.

De fato, para os prisioneiros, o único real é a caverna, portanto, a obscuridade na qual não podem se ver nem ver os outros não é percebida como tal, e sim experimentada como verdade.             
        
Nesse ponto, Sócrates pergunta: que aconteceria se um desses prisioneiros, decidisse se soltar e abandonar a caverna? Se um desses homens conseguisse se soltar, virar a cabeça, andar para o lado da luz. Todos esses movimentos o fariam sofrer; ele ficaria ofuscado e não poderia distinguir os objetos, dos quais via apenas sombras anteriormente. Esse desconforto o faria  ficar embaraçado e ele já não teria certezas sobre o que é o real.

Entretanto, com o tempo, é possível que ele se habitue e possa ver as coisas. A princípio com dificuldades, mas a sua visão melhoraria com o tempo e ele poderia ver o mundo tal qual ele é na realidade. Nesse momento ele se lembrará da primeira morada, das crenças que se possuía ali e desejará voltar para esclarecer os companheiros. Entretanto, ao entrar de novo na caverna, a escuridão ofuscará a sua visão e ele dirá coisas confusas, que não farão sentido algum para os seus companheiros, habituados a enxergar apenas sombras.   

Os prisioneiros não diriam que, depois de ter ido fora  da caverna, o seu companheiro voltou com a vista perdida e que, portanto, não vale mesmo a pena sair da caverna. E, se alguém tentar retirar seus laços, fazê-los sair da caverna, indaga Sócrates, não acreditam que, se os prisioneiros pudessem eles o matariam?

Glauco responde que sim, sem dúvida alguma o matariam.

Por isso, diz Sócrates, o conhecimento verdadeiro é tão difícil. Além de ser penoso se libertar e sair da caverna, além da dolorosa confusão que se experimenta ao mudar a percepção das coisas, ainda é necessário enfrentar a incompreensão e o medo dos que ainda estão presos na ignorância.

Muito tempo depois, a partir do Renascimento, a discussão filosófica sobre a importância da verdade foi obscurecida pela consolidação do pensamento científico como único meio válido de conhecimento. O grande progresso das ciências fez com que uma nova visão de mundo surgisse. Essa nova visão fundamentou-se na crença de que a ciência seria a única forma de conhecimento capaz de proporcionar um desenvolvimento que resultaria no bem-estar da humanidade. A ideia era conhecer a natureza, descobrir as suas regularidades para poder transformá-la, em benefício da humanidade.

E, de fato, nos últimos séculos, as descobertas científicas possibilitaram criações incríveis. Entretanto, ao contrário do que se pensava a princípio, essas grandes invenções não melhoraram a vida no planeta. Ao invés disso, acirraram as desigualdades sociais, destruíram grande parte das reservas naturais, propiciaram disputas por poder que causaram violências e guerras entre outros males.

Isso porque o conhecimento científico não foi realmente pensado para a melhoria das condições de vida das pessoas, mas voltado para a produção de lucro. Assim, ele beneficia uma pequena elite que detém o poder econômico e empurra a grande maioria para uma vida de muito trabalho e privações.

Essas relações de poder, no entanto, são obscurecidas por uma ideologia que apregoa a “neutralidade” do progresso científico. Através da mídia, que difunde o consumismo como única forma possível de felicidade, somos envolvidos numa cortina de fumaça que obscurece a nossa percepção. Diante disso, cabe perguntar:

Será que realmente saímos da caverna? Será que o mundo, tal qual o percebemos hoje, através dos meios de comunicação é mesmo a única realidade existente? Existem sombras na nossa percepção da realidade? E, supondo que seja possível aproximar o nosso conhecimento da verdade, é possível usar esse conhecimento para a melhoria das condições da vida no planeta? Pense a respeito e dê a sua opinião.                                 

16 comentários:

  1. o conhecimento
    o conhecimento em nossa vida tem q ser contaste por que cada dia nos sabemos de uma coisa deferente que esta ao contrario de outras coisas,o conhecimento faz parte da nossa vida temos que saber para trabalhar e para muitas coisas.
    tem muitas coisas neste mundo que não sabemos como outros lugares, descoberta cientificas e outras coisas.o que devemos fazer com o conhecimento,devemos explora-los,conhecer coisas novas por que cada coisa nova que conhecermos pode nos ajudar mais para frente em algumas coisas na nossa vida e nos nossos estudos.
    conhecer palavras diferentes,tem palavras que nos nem sabemos que existia então o conhecimento é para isso para nos explora-los.
    como os nossos professores falam quando eles perguntam algo para nos devemos ter a resposta na ponta da língua e o que nosfaz responder é o nosso conhecimento, por isso que é muito necessário.

    ResponderExcluir
  2. Acordar para realidade
    E quem diria, que as pessoas do passado que batalharam para serem soltas, libertadas de donos que as prendiam em pequenos espaços, se contendo com muito pouco, seria essas pessoas de hoje em dia, que são presas por uma simples corrente de ilusão, mas acabam caindo no que a sociedade nos impõe.
    Estas pessoas hoje em dia cabem ao mito da galinha e da águia, poias as galinhas se contentam com farelos restos jogados pelos donos em terreiros, ao contrario da águia que seu terreiro é o céu, é ela que busca sua caça, é independente de si propiá. Mas não enxergamos que somos águias, que não existe limite nesta imensidão de terras, que devemos sim sempre procurar o melhor, e não pararmos no tempo e pensar que sua vida gira ao redor do seu mundinho, que são televisões, computadores, celulares e etc, é saber que o mundo gira independentemente se você aprendeu a se soltar das correntes de ilusão ou não, a vida dos outros não vai parar até você aprender o que é conhecimento, não vamos esperar você ter um tempo na sua agenda, para acordar para a realidade da vida.
    Se formos para e pensar no que agimos e falamos, nós opomos varias vezes, mas acabamos nós contentando e engolindo o que falamos e aceitando todas as programações que a sociedade exige que nós aceitamos. Mas por que não tentar mudar para melhor?
    Se somos águias capazes de ir em busca do que quiser, ir atras de alimentos bons uma saúde boa, educação melhor, e não aceitar nós humilharem com pouco e ainda dizer que é o que você merece.

    Nome:Heleara Cristina

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Como seu mestre Sócrates, Platão busca descobrir as verdades essenciais das coisas. As coisas devem ter um outro fundamento, além do físico, e a forma de buscar estas realidades vem do conhecimento, não das coisas mas do além das coisas. Esta busca racional é contemplativa. Isto significa buscar a verdade no interior do próprio homem, não meramente como sujeito particular, mas como participante das verdades essenciais do ser.
    Também o conhecimento tinha fins morais, isto é, levar o homem à bondade e à felicidade. Assim a forma de conhecimento era um reconhecimento, que faria o homem dar-se conta das verdades que sempre possuíra verdades.
    NOME:joao pedro

    ResponderExcluir
  5. O Saber

    Pensemos que não a coisa melhor que a TV,computador etc.
    Mas na verdade aquilo não existe são só ologramas você pensa que esta faseando o melhor para a sua viada mas isso é como a caverna de platão, você só vai saber oque ha no mundo la fora se sair de casa,e não adianta botar a culpas nos que querem te ajudar a mudar a rotina para conhecer melhor as coisas.
    Não vamos ser a águia que se sustentava com migalhas de milho de galinhas águia não tem consegui ficar em um galinheiro sua casa é o céu, quando querem comer elas caçam e as galinhas bem pelo contrario elas não caçam elas só esperam migalhas temos que procurar sair da caverna.

    ResponderExcluir
  6. O CONHECIMENTO
    O conhecimento e fundamental em nossas vidas,pois com ele conseguimos realizar coisas que nem nos mesmos acreditamos.O conhecimento não é principal da vida mas sim o uso que nos fazemos dele.
    Todos nos temos que,se pararmos pra analisar nos nus contentamos com o pouco que a sociedade nos oferece, e muita das vezes deixamos de falar o que pensamos e nos contentarmos com o que eles nus empoe.Sendo que somos capazes de ir muito alem do que imaginamos.
    Pois o conhecimento,nos da a oportunidade de muitas das vezes falarmos e emitir opniões.E nunca nos contentar com o pouco que nos oferecem, mas sim querer sempre mais, pois somos capazes de querer ter uma vida digna e saudável.
    Pois o conhecimento nos leva a varias coisas que não sabemos e nem mesmo se quer conhecemos, por isso vamos levar em conta que o conhecimento e preciso hoje em dia.
    ass: Wagna Skarlety

    ResponderExcluir
  7. conhecimento
    Muitas vezes em nossas vidas buscamos o conhecimento, acerca das coisas do mundo, mas não abrimos nossos olhos para ver-las.
    a televisão é um meio de "comunicação" bastante manipulado para que possamos saber um pouco da verdade, mas como muitos dizem: a verdade esta la fora. Não adianta ficarmos dizendo que a televisão só tem coisas inúteis quando nos mesmos não paramos de assistir-la. Isso nos torna tão inútil quanto ela, pois se quisermos adquirir conhecimento, temos de buscar outras formas de consegui-lo, como ler livros. Um exemplo bem bobo mas é verdade, é que as adaptações para a televisão de muitos livros, ocultam as melhores partes, e é o que infelizmente acontece nas nossas vidas.
    Platão tentou demostrar que vivemos em uma caverna em que, vemos apenas as sombras do mundo que realmente está la fora, e nos recusamos a acreditar que exista outro mundo alem das paredes dessa caverna. Isso nos leva a pensar que muitas vezes nos temos oportunidade de tentar coisas novas, mas por medo das criticas do povo preferimos continuar nas nossas cavernas.
    Ainda nos perguntamos se o certo seria cada um fazer o que deseja, sem se importar com as criticas, ou continuar vendo o mundo de sombras da sua caverna.

    ResponderExcluir
  8. Conhecimento
    Muitas vezes em nossas vidas buscamos o conhecimento, acerca das coisas do mundo, mas não abrimos nossos olhos para vê-las.
    a televisão é um meio de "comunicação" bastante manipulado para que possamos saber um pouco da verdade, mas como muitos dizem: a verdade esta lá fora. Não adianta ficarmos dizendo que a televisão só tem coisas inúteis quando nos mesmos não paramos de assisti-la. Isso nos torna tão inútil quanto ela, pois se quisermos adquirir conhecimento, temos de buscar outras formas de consegui-lo, como ler livros. Um exemplo bem bobo, mas é verdade, é que as adaptações para a televisão de muitos livros ocultam as melhores partes, e é o que infelizmente acontece nas nossas vidas.
    Platão tentou demostrar que vivemos em uma caverna em que, vemos apenas as sombras do mundo que realmente está lá fora, e nos recusamos a acreditar que exista outro mundo além das paredes dessa caverna. Isso nos leva a pensar que muitas vezes nos temos oportunidade de tentar coisas novas, mas por medo das criticas do povo preferimos continuar nas nossas cavernas.
    Ainda nos perguntamos se o certo seria cada um fazer o que deseja, sem se importar com as criticas, ou continuar vendo o mundo de sombras da sua caverna.

    ResponderExcluir
  9. O saber

    O saber das coisas é muito importante para os seres humanos,pois sem o conhecimento das
    coisas talvez nos não estaríamos tão avançados como estamos hoje em dia.
    Uma coisa que ajuda os humanos a intender e o saber das coisas do nosso planeta é a ciência
    que esta avançando cada vez mais,pois ela nos ajuda bastante como a encontra cura para doenças,ajuda também a desenvolver algumas coisas tecnológicas e etc...e outra coisa muito importante que a ciência conseguiu fazer,é a conhecer a historia de nossos antepassados
    e de outros seres vivos.
    Mas a uns aparelhos que as vezes nus atrapalham a intender o que se passa no mundo como
    o computador e principalmente a TV,porque nem sempre o que se passa neles são de fato real,
    mas muitas pessoas ainda acreditam em tudo o que se passa nesse aparelho.

    ResponderExcluir
  10. As opções do saber
    Hoje em dia, em meio a tanta manipulação da mídia, creio que não saímos completamente da ‘caverna’. Consideramos a televisão como um meio de obter informação, porém, nem tudo é mostrado, há uma seleção, o que significa que se nos prendemos somente ao que é selecionado para vermos, ainda estamos ‘aprisionados’.
    Mesmo com tantas descobertas, acredito que ainda não fazemos bom proveito para que todos possam usufruir dessa ciência, já que quem é rico em conhecimento, o direciona primeiramente para quem é rico em dinheiro, e somente quando a informação se torna obsoleta, é que talvez fique acessível para os desfavorecidos. Isso é um absurdo, já que quando se trata da medicina, por exemplo, era para todos terem o acesso à cura.
    Em alguns casos, a escuridão não é opcional, como por exemplo, o caso da tecnologia intocável para alguns; porém, em outros episódios, a mesma é escolhida a dedo sem que percebamos, como acontece quando nos conformamos em assistir a programas de televisão que nem gostamos, com o pretexto de ser a única coisa que há pra fazer.
    Cabe a cada um de nós decidirmos se vamos aceitar as manipulações, ou se vamos procurar ‘algo de interessante para fazer’ para que não nos tornemos dependentes de tais imposições.

    ResponderExcluir
  11. Ainda estamos presos ?
    Como vimos nas aulas teóricas em sala, o poder do conhecimento habita em cada pessoa, mais é o nosso dever saber usa-lo.
    Pois possuímos uma mente avançada, e temos ele como um dos nossos maiores bens, sendo capaz de resolver qualquer mistério. Um bom exemplo disso é o mito da caverna, onde o sábio Sócrates acha uma maneira de explicar melhor como nós ficamos presos a uma realidade só, não encaramos o mundo com o peito aberto, e estamos ligados a influências bobas como a mídia, que nos incentiva a termos coisas que as vezes nem queremos, e a maioria das vezes deixamos de ser quem nos somos para ter o padrão que ela impõe.
    Hoje em dia com o conhecimento e a tecnologia que andam juntos, será que não podemos contribuir para que no futuro temos um planeta melhor? Com condições de vida em alta, ou até mesmo com essa combinação encontramos curas para doenças como o vírus da Aides, mal de a Mal De Alzheimer, diabetes etc...
    Agora só nos resta saber até quando ficaremos “presos na caverna”, sem se comunicar, sem se valorizar e vivendo em um mundo só nosso, apenas em uma realidade.

    ResponderExcluir
  12. O Conhecimento...
    A busca pelo saber começa logo na infancia onde queremos saber o porque de todas as coisas existentes no mundo.
    É de conhecimento geral que essa "busca pelo saber" nos proporciona uma vida de qualidade,cura e prevenção de várias doenças que antes eram devastadoras.O problema é quando esse conhecimento caí nas mãos de pessoas que não estão ligando a minima para a população e criam armas de diversos tipos.
    Todos sabemos que tvs radios e jornais são totalmente manipulados por pessoas que só querem dinheiro,modificam noticias e omitem outras nos fazendo acreditar em coisas que nunca existiram...

    Lucas C3'--'

    ResponderExcluir
  13. o conhecimento
    eu penso que tem muitas pessoas que acham que só existe elas no mundo mas elas só estao "dentro da caverna" e nao sai,eles acham que estão sabendo de tudo mas nao se tocam.
    As pessoas querem só saber de dinheiro e acham que sabem tudo mas tudo isso é apenas uma
    ilusão eles só estao dentro da caverna vendo sombras e nao conhecem o verdadeiro viver e o conhecer deste mundo.
    Eu gostei muito do mito da caverna eu gostei de saber coisas sobre ela e gostei mais de ler sobre ela em revistas em quadrinhos porque deixa o mito nmais enteresante,divertido e gostoso de ler .
    Eu gostei muito de estudar sobre este mito e quero continuar sabendo mais coisas sobre ele.
    Ass:Ericles de jesus rocha fernandes.

    ResponderExcluir
  14. A Importancia da Compaixão no dia a dia

    No mundo de hoje muitas pessoas não sabem o significado de compaixão, e muitas pessoas tem vivido uma vida onde o que somente importa é você mesmo e mais nada. Esse sentimento egoista é o que vem trazendo o mundo violento que temos hoje e que só tem a piorar. A compaixão combina a um desejo de aliviar o sofrimento de outra pessoa, bem como demonstrar gentileza com aqueles que sofrem muito.

    Marcelo Henrique C3

    ResponderExcluir
  15. O Amor e sua Importancia

    O amor é o sentimento responsável pelas mais estranhas atitudes humanas, principalmente na adolecencia.

    Existem vários tipos de amor: o amor fraternal com os amigos, o amor de pais pra filhos, o amor pelos que sofrem e o amor entre um homem e uma mulher.

    Segundo as pessoas mais sabias, o amor é o dom supremo, aquele que vence barreiras, que supera problemas e move montanhas.

    Sem amor, a vida seria vazia, de vez nesta sociedade já tão tumultuada pelos assedios que afetam a moralidade da relação de parentes.

    Mas na verdade eu acho sim o amor muito importante para o mundo, nem tem como viver sem amar, mas eu penso que o amor de verdade entre um homem e uma mulher, é ridículo, pois hoje em dia os dois, tanto o homem quanto a mulher não sabem o verdadeiro significado, ou pelo menos fingem não saber, por que eu acho que não tem por que namorar, casar e etc, se mesmo assim as pessoas traem umas as outras. Então fica ai minha opnião, AMOR É UMA COISA MEIO IDIOTA.

    Marcelo Henrique C3

    ResponderExcluir
  16. O Saber

    O conhecimento hoje em dia é muito importante em nossas vidas, não conseguimos fazer nada sem saber, Mas o conhecimento anda lado a lado com a tecnologia, as pessoas hoje não sabem viver sem tecnologia, o mundo das pessoas rodam em torno da tecnologia.
    A tecnologia é boa pra varias coisas mais ela tem tipo o poder de hipnotizar as pessoas, e as pessoas se deixam levar, principalmente os adolescentes, hoje se fizer uma pesquisa a maioria dos adolescete tem um computador em casa, nos nunca vamos viver sem saber o que é não ter as coisas, quanto mais temos mais queremos, isso é uma terrível mania, Antigamente as pessoas nem sabia o que era tv direito, mas hoje ate minha avó sabe mecher ne um computador.
    Se o povo de hoje em dia viver um dia como aquelas pessoas viviam na caverna não ficaria um, mas as pessoas ficaram anos e anos no mesmo lugar amarrados, conseguiam ver apenas o reflexo do sol.
    Mas é apenas isso oque eu tenho a declarar espero que tenham gostado.

    Marcelo Henrique C3

    ResponderExcluir