Bem vindos ao Blog da Escola Municipal

DEPUTADO RENATO AZEREDO!!!


Este blog foi criado para promover uma maior integração entre profissionais e estudantes da nossa escola. Contamos com a participação de vocês para transformá-lo numa ferramenta de conexão em que todos os membros possam agir, interagir e trocar experiências sobre assuntos diversos.

sábado, 27 de outubro de 2012

AMOR


    Com o objetivo de ajudar a construir um projeto de vida em que o valor do dinheiro não prevaleça sobre as relações pessoais, apresentamos, aos alunos do 9ºC, alguns tipos de realização humana que parecem prescindir (não necessitar) da mediação do dinheiro. Para isso, selecionamos um pequeno trecho da autobiografia de Bertrand Russel, que foi um importante filósofo do século XX:

"Três paixões, simples mas avassaladoras, me dominaram a vida: o desejo de amor, a busca do saber e uma lancinante compaixão pelo sofrimento humano. "

     Assim, para Russel, amor, conhecimento e compaixão estão na base da realização da vida humana e merecem uma reflexão mais aprofundada. 

      Desta forma, dedicamos esse encontro (dia 26/10/2012) e os  próximos  à discussão desses três temas, começando pelo amor.




      O amor, tal qual o conhecemos hoje em dia, é uma invenção relativamente recente. Até por volta do século XII, essa ideia ainda não existia, e é somente a partir do século XX que ele começa a determinar as uniões conjugais. Entretanto, a discussão sobre esse sentimento remota a filosofia clássica. Os gregos concebiam três tipos de amor:

Eros

Esse talvez seja o tipo mais próximo do amor romântico, muito comum nos nossos dias. Está relacionado à falta, ao sofrimento. Dessa forma, as pessoas procurariam em uma outra do sexo oposto (ou do mesmo sexo, nas relações homossexuais) a "cura" para o desamparo essencial que nos acompanha desde o nascimento. Como é impossível se curar do "trauma" do nascimento, o amor romântico se constitui como aquele que nunca alcança a realização. 

Philia

Esse tipo de amor está relacionado ao desejo de partilhar a presença do outro. A melhor expressão desse amor é a amizade. Na amizade, as pessoas procuram estar juntas pelo prazer da companhia um do outro. Não pressupõe sofrimento como o amor romântico, entretanto, é um tipo de amor que não possui muito prestígio na contemporaneidade.

Caritas ou Ágape

Esse tipo de amor está atrelado ao bem do outro, muito próximo do humanismo cristão: "amar ao próximo". Esse amor não especifica o objeto amado, sendo estendido a toda a humanidade.

   ___ . ___                                                                                                                                                          


     A história de um amor não correspondido ou impossibilitado de se realizar, por impedimentos externos aos dois amantes, é a tônica de quase toda a literatura ocidental. De fato o amor parece constituir-se na impossibilidade. O poema "A quadrilha" de Carlos Drummond de Andrade é um belo exemplo dessa característica: 


João amava Teresa que amava Raimundo 

que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili 
que não amava ninguém. 

João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, 
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, 
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes 
que não tinha entrado na história.

    No poema, a única pessoa que conseguiu se casar foi Lili,  "que não amava ninguém", além disso, o fato de ela ter se casado com um sujeito chamado J. Pinto Fernandes, sugere um casamento por interesse. Ela se uniu ao sobrenome de uma família provavelmente rica. 

     Da mesma forma, na amizade, por mais que apreciemos algumas pessoas, são os interesses práticos como: trabalho, estudo e vizinhança que determinam as nossas companhias. Assim, passamos muito mais tempo com colegas de trabalho de estudo ou vizinhos do que com as pessoas que apreciamos, de verdade.

    Até mesmo no tipo de amor cristão, os interesses financeiros interferem. Grande parte das igrejas que se dizem cristãs, prometem a seus fiéis alguns benefícios materiais, ou até mesmo espirituais, em troca de lealdade e de contribuições recorrentes.

       Diante desse quadro, como estabelecer uma relação amorosa em que a essência das pessoas (o que elas são de fato), suas peculiaridades, sejam valorizados ao invés do status social que possuem? Como valorizar as características próprias de cada ser humano em vez de pensar no retorno social que as relações amorosas ou de amizade podem trazer? Dê a sua opinião!

23 comentários:

  1. amor
    Algumas pessoas "amam" pelo que as outras tem e nao pelo que elas são nos levando ao ponto de crer que o ter e tem mais valor do que o ser.
    Assim como o poema "a quadrilha" de Carlos Drummond de Andrade, existem muitas pessoas que amam verdadeiramente e que no fim acabam sem ninguem, enquanto existem outras pessoas que nao amam ninguem e que fingem amor apenas por interesse nos bens, ou dinheiro das pessoas que eles "amam" valorizando assim o ter mais do que o ser.
    O amor, como sugeriam os gregos era dividido entre tres tipos:
    Eros, que é o amor mais procurado pelas pessoas que amam de verdade, sendo relacionado ao trauma da perda de conforto ao nascer
    Philia, é o amor relacionado a gostar de ficar na presença de outra pessoa, ou seja, o melhor termo para esse amor é a amizade.
    Caritas ou Ágape, é o amor relacionado a amar ao proximo, nao precisando ser uma pessoa específica
    Para finalizar, devemos refletir sobre a nossa capacidade de amar o outro pelo o que ele realmente é ao invés de "amar" o seu dinheiro, e sua popularidade.

    ResponderExcluir
  2. Amar sob todas as coisas
    É de fato que hoje em dia a sua posição social interfere em quem é você, ou seja você tem que ter para ser. Até quando vamos viver em uma sociedade que se impoõe valores de padrões de sobrevivencia?
    Não é segredo para ninguem que o dinheiro facilita o amor e a amizade em alguns relacionamentos, como nos dias atuais temos provas visiveis no dia a dia, as jovens esteticamentes bonitas, mas que se relacionam com homens mais velhos basicamente pelo dinheiro e sua grandiosa posição social.
    Apesar de todo esse alvoroço sobre amor amizade e dinheiro, eu gostaria que as pessoas compartilhassem bons sentimentos, que fizessem um lugar de sobrevivencia melhor. Que pudessem gostar de alguem que é diferente para aprender coisas novas e poder perceber que nem sempre tem a razão, ou até mesmo pessoas "iguais" que estivessem dispostas a batalhar pelo mesmo sonho.
    Se formos comparar um amor verdadeiro com um simples afeto só pela coloção na sociedade, o amor não teria como ser comprado, não há dinheiro que pague um sentimento, não existe obejetos que se toquem seu coração espiritualmente, alguem que faça você amar sem mesmo ter aprendido o valor de gostar.
    O que se fica na expectativa é se as pessoas vão mudar seu modo de pensar, se irão melhorar ou ate continuar a tendencia que é piorar cada vez mais, bom está longe de mim cocretizar essa expectativa, enquanto isso ficamos na duvida, já que as duvidas que movem o mundo.

    Nome: Heleara Cristina

    ResponderExcluir
  3. amar sem precomseito


    eu penso que se duas pessoas se amam é porque elas nao veem se a outra tem muito dinheiro ou se ela vai tornar mais popular ou mais falada.
    Se formos comparar um amor verdadeiro com um simples gostar só pela coloção na sociedade, o amor não teria como ser comprado, não há dinheiro que pague um sentimento, não existe obejetos que se toquem seu coração espiritualmente, alguem que faça você amar sem mesmo ter aprendido o valor de gostar.
    muitos querem só aproveitar das pessoa e nao querem um amor sério,eu acho isso muito errado ,as pessoas tinham que ser amadas pelo que elas sao e nao pelo que elas tem.
    isso é muito errado ,eu nao concordo com isso porque todas as pessoas tinham que ser amadas pelo que elas sao e nao pelo que elas tem .

    ass: ericles de jesus rocha fernandes c3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ericles, realmente eu fiquei comovida com algumas partes do seu texto, engraçado elas se assimilam com alguns paragrafos do meu texto kkk'

      Excluir
  4. amor entre mãe e filho


    algumas pessoas acham que amar é de uma forma só gosta de uma pessoa,amar é você ter uma compaixão pela pessoa inexplicável como o amor ágape que é o amor sobrenatural que na minha opinião é o amor de Deus para com a humanidade.
    o amor de mãe para com o filho já nos mostra algumas características do amor como protege-lo,querer sempre o bem e etc,como algumas mães não tem esse amor com o seu filho.da mesma forma também não se pode dizer que uma determinada mãe não nutre amor absoluto por seu filho, apenas por que sendo humana,
    as vezes pode ser egoísta ou manifesta qualquer outro sentimento que não tenha conexão com o amor.esse é o amor que vive entre nos o amor de mãe para com o seu flho.

    ResponderExcluir
  5. Amor
    Sentimento consumidor é duradouro que nos faz pensa só no bem do Amado, muito confundido com, paixão que é sentimento que dura alguns dias, horas, meses, que só faz pensa mal da ex-paixão.
    Nos dias de hoje a sociedade confude muito amor é paixão não sabem diferencia os dois sentimentos.
    Nossa sociedade muitas das vezes se atrai pela outra por conta dos bens matérias, fisicos, entre outros, é não pensa no futuro quando a pessoa deixa de ser rica, bonita entre outros.
    O ser humano tem que se amar pela outra pelo oque é temos que aprender amar os defeitos das outros.
    Vanessa santos C3

    ResponderExcluir
  6. Minha opinião sobre o amor
    Por várias vezes achei que um coração batendo mais rápido, um olhar q nos deixa sem graça, uma pessoa q tira nosso fôlego a primeira vista fosse uma manifestação desse sentimento tão completo e complexo que é o amor.
    O amor nasce quando cultivado, e não sem querer, numa troca de olhares. O amor pede empenho e vontade de duas pessoas, precisa de tempo, de convívio, regado de muito carinho e compreensão. Tem seus altos e baixos, é claro, como qualquer sentimento por qualquer pessoa tem.
    Amar dá trabalho! Não é somente sorrir para alguém, mas fazer alguém sorrir. Não é apenas oferecer o remédio, é colocar a mão na ferida.
    Amar não é uma atitude assim tão fácil como mostra-se. O amor verdadeiro abnega a si mesmo pelo bem do outro, abre mão do que tem de melhor e oferece-o. O amor de verdade se importa com o próximo!
    Amor está muito mais para atitudes do que para palavras, muito mais para um dever a ser cumprido do que para uma aceitação cômoda da realidade, muito mais para um esforço pelo outro do que para uma conformação individualista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, chorei de emoção aqui! Wiliam dando uma de filósofo? Nunca pensei que iria refletir tanto sobre a vida num texto seu, parabéns!

      Lorrana Risi

      Excluir
    2. Obrigado Lorrana! Receber elogios e reconhecimento de pessoas inteligentes como vc!

      Excluir
  7. AMOR...
    Nos dias atuais vários tipos de amor são vividos em nossos meios como o eros, philia e Ágape o amor eros todos já sabem que é um amor romantico entre duas pessoas dos sexos opostos , que se escolhem pelas sua qualidades e por ter um amor verdadeiro um pelo outro , mais infelizmente não esta sendo assim na sociedade de hoje muitos casais estão ficando juntos pela situação financeira , pela aparência e não por um amor verdadeiro , muitos podem ate gostar de pessoa com uma situação financeira não muito boa mais preferem ficar com outra para ter uma boa fama na sociedade... e não devemos ser assim porque se não o amor verdadeiro acabara se esfriando e ira gerar amor por apenas um simples interesse
    Já o amor philia é um amor gerado através de amizade que tem muito um companheirismo um do outro etc ... e amizade não se compra com dinheiro e nem com a aparecia , mais infelizmente a amizade esta sendo gerada com muitos preconceitos , muitas pessoas querem amigas ou amigos não para compartilharem os melhores e piores momentos de suas vidas e sim querem uma "amiga" com boa aparecia dinheiro e popular para aproveitar e se exibi para a sociedade que não se mistura com qualquer pessoa gerando mais e mais preconceitos
    E já o amor ágape é um amor envolvido a religiões com o amor ao próximo acima de tudo , mais como eu sitei nos itens anteriores não esta sendo bem gerado em nossa sociedade também ... então devemos decha as diferenças de lado e amar os próximos acima de tudo ...
    ass:Brenda Eduarda

    ResponderExcluir
  8. \AmaR/

    Penso eu que não devemos amar alguém por ela ser uma pessoa que seja rica, ou por ela ser muito bela ou teria uma herança de seus pais.
    Não temos como forçar alguém a te amar, nem como compra o amor, o máximo que você pode fazer é se mostra quem você é de verdade para a pessoa que você ama e não ser outra pessoa. Tentar se mostra oque sua amada sempre espera que isso não existe.
    Se você não sabia disso agora eu vou te falar: Não ha explicação para o amar é uma coisa que todos sentem mais ninguém sabe porque nem quem amar se o coração manda você ama.
    Então não vamos mais fingir que amamos só porque ele/ela é bonito(a), tem um pai com o carro do ano, tem muito dinheiro vamos ser sinceros e seguir o coração

    Robert Victor c3
    não sei si-ficou oque eu esperava mais tentei

    ResponderExcluir
  9. ta osso esse povo que comenta nos últimos dias viu kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Amor

    O amor é um sentimento difícil de se explicar pois muitas vezes ele nos faz sentir alegria,
    felicidade,raiva,tristeza e etc...e é talvez por causa dessa mistura de sentimentos é
    que nos gostamos de amar.
    mas muitas pessoas se aventuram em uma paixão falsa apenas pelo dinheiro ou bens materiais
    e não porque gosta da pessoa com quem estão e em outros casos a situação é completamente diferente pois algumas pessoas amão ate dimais e este amor se torna um amor doentio que
    leva as pessoas ate a matar,algumas vezes quando uma tenta se separar da outra ou por traição.
    E outra coisa que nós seres humanos olhamos em outras pessoas para estar ao nosso lado é a
    beleza e não o caráter ou algum tipo de compatibilidade,porque as vezes nos preferimos ouvir a opinião dos outros e não pelo o que achamos dela.
    Mas nem todos os relacionamentos amorosos são perturbados,pois á alguns que duram ate o
    fim da vida e sem pedir nada em troca

    Jonilson Rodrigues C3

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. O surgimento do amor
    Não creio que exista amor à primeira vista, mas sim um amor de tempo de conhecimento.
    Pois no meu caso, como Eros, esse sentimento tão prazeroso não surgiu da noite para o dia, mais sim de anos de convivência e companheirismo que iniciou na segunda ou na terceira série como a amizade de Philia . E os anos foram se passando, e fomos descobrindo coisas em comum, e cada vez mais próximos um do outro, sendo que não tínhamos ideia do que o futuro nos reservava.
    Muitos dizem que quando um dos amigos desperta um sentimento mais profundo pelo outro, a amizade com certeza vai deixar de existir, mais eu tinha medo de falar o que sentia, mais resolvi apostar nesse amor, dando pistas de que eu gostava dela, até que sua ficha caiu, e não teve reação alguma. E então aconteceu o primeiro beijo, logo após foi um silêncio total e assim surgindo o nosso namoro.
    E agora um conselho eu do para que gosta de alguém, não esconda esse sentimento para si mesmo, corra atrás dessa tão amada pessoa, por que afinal o que você sente é o amor.
    IGOR C3

    ResponderExcluir
  13. O amor é um tema muito difícil de descutir,pois, cada um tem sua opnião sobre o assunto...
    O amor geralmente começa pela boa amizade(Philia)e depois evolui para um amor mais romântico (Eros).
    Um amor verdadeiro não é aquele onde você acha que sua parceira(o) é um ser perfeito,e sim quando você conhece os defeitos e mesmo assim continua a amar.
    Um amor nunca deve começar por quaisquer interesses além do prazer de amar uma pessoa...Porém infelizmente isso quase não acontece nos dias atuais...Pessoas estão dizendo "eu te amo" como se fosse "Bom dia",por interesse ou simplesmente atoa

    Lucas C3

    ResponderExcluir
  14. O amor e o amar
    Quase sempre quando falamos do amor de Eros, é algo dramático, melancólico, talvez pela explicação de ser um amor que nunca se realiza.
    Muitas vezes, esse amor pode até ser correspondido, porém, é da natureza humana nunca estar satisfeito. Um exemplo disso, é que pode haver uma pessoa que faça de tudo para ver a outra feliz, que a agrade sempre de várias formas, porém, quando essa pessoa comete um erro, é como se o alguém que é sempre paparicado sofresse de amnésia e deixasse de dar valor aos agrados; e quando digo agrados, não falo necessariamente de bens materiais, falo mais de declarações e coisas puxadas para o lado sentimental.
    Fato é, que são poucas as pessoas que se entregam por completo, de corpo e alma para alguém, pela insegurança, e principalmente porque todos sempre falam de amor, todos querem amar,porém,a maioria só se importa com o bem estar próprio. O amor está mais relacionado ao altruísmo do que ao egoísmo; tem muito mais a ver em se preocupar com o outro do que com si próprio; e acredito que é um sentimento que nos faz descobrir um lado nosso tão sublime, que nem nós mesmos sabíamos de sua existência. Porém, também acho que encontramos o amor naquela pessoa que nos ajuda a ficar em pé quando tropeçamos, já que somos humanos e temos nossas fraquezas.
    Não que isso seja fácil. De forma alguma. Acabo de dar a minha opinião de acordo com a gama de sentimentos que atualmente estou vivendo, como nunca havia acontencido antes, algo muito bonito que do Philia, evoluiu para o Eros.

    ResponderExcluir
  15. [i]O amor vai muito além do ter[/i]
    Como já mencionaram, o amor é bem difícil de ser discutido porque cada um tem uma maneira de pensar.
    Na minha opinião, o amor é difícil como qualquer outro sentimento. Mas quando se ama de verdade, você supera os defeitos e manias daquela pessoa que você quer ao seu lado. O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, por isso, desde a Grécia antiga se dá ao homem a explicação de sempre estarmos procurando nossa ‘metade’ para termos a satisfação de vida completa.
    Muito ao contrário do que os outros pensam, esse vazio só pode ser realmente preenchido com um verdadeiro sentimento. Só alguém muito fútil e materialista passa o resto do seus dias ao lado de alguém por causa de fama e dinheiro.
    O ‘sujeito’ pode ser frio o tanto que for e pode até ficar com alguém por dinheiro; mas ele NUNCA será feliz de verdade. Nem tudo no mundo se resume em dinheiro. Por mais que alguns indivíduos tentem mascarar a felicidade com bens e consumo, eles nunca viverão o tal êxtase que o amor pode oferecer. O ser humano já nasce na dependência de afeto, carinho, amor e compreensão; ou seja, não dá pra fugir disso.
    É claro que ao longo da vida encontramos pessoas que temos mais ou menos afinidade, mas o que faz a vida ter um real sentido é passar os dias ao lado de quem você realmente ama. Não importa se esse amor é fraternal, erótico ou de amizade, qualquer um desses será aquele que nos dará a motivação para vivermos uma vida feliz.

    Lorrana Risi - C3

    ResponderExcluir
  16. As Formas De Amar...
    Hoje o amor esta presente em todo lugar que estamos, amor pelo que se tem ou aquilo que deseja. Todos nos amamos um dia, um amigo, um próximo, sua família, e ate mesmo seu namorado.
    O ser humano não precisa de amor e sim de amores: Agape, Eros e o Philos que são os 3 amor para que o ser humano seja quase completo. Amor não causa sofrimento e sim as pessoas!


    Rúbia carla


    ResponderExcluir
  17. Ao contrario da maioria das pessoas eu realmente acredito em amor a primeira vista.O amor pode acontecer a qualquer momento independentemente de quaisquer que forem os motivos...
    Não acredito que o amor precise de uma amizade anterior...Acontece quando menos esperamos,e quando percebemos já estamos totalmente a merce do amor.

    João Pedro C3

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir